sábado, 27 de outubro de 2012

Síndrome Geral de Adaptação, o que é isso?

Eustress X Distress.

Existem dois tipos de stress:
         *      Eustress, ou bom estresse, que acontece quando estamos apaixonados ou quando o corpo é exercitado moderadamente, etc. E o distress, quando acontece algo prejudicial, como um acidente.                                                                                           
         *       O distress pode ser considerado agudo, quando é intenso, mas momentâneo, ou crônico, quando não é muito intenso, mas é repetitivo e constante.

A síndrome geral da adaptação

Em uma situação de estresse, agradável ou não, nosso cérebro trabalha e lança sinais que liberam hormônios de glândulas endócrinas (pituitária e supra-renais). Esses hormônios, ou "mensageiros químicos", entram na corrente sanguínea e alteram reações bioquímicas e funções do organismo. 

Em princípio, os músculos se contraem, o coração e pulmões aumentam seu ritmo, o estomago para a digestão, a pressão arterial sobe, a circulação sanguínea é desviada para os músculos e para o cérebro, e substratos, como a glicose e os ácidos graxos, são colocados na circulação e produzem energia para contração muscular. Esta fase, depende principalmente da adrenalina.


 Logo, após mais ou menos 10 minutos estando em constante situação de estresse, o organismo começa uma segunda fase, que são liberados hormônios glucocorticóides, que são a cortisona, o cortisol e a corticosterona. Esses hormônios, se em doses adequadas, estimula a memória e a aprendizagem. E quando são em grande quantidade, prejudicam a saúde, deixando o organismo vulnerável.

 Estresse não é Fadiga. Qualquer atividade, por mais normal que seja, produz um pequeno estresse. O estímulo pode ser agradável ou desagradável, crônico ou agudo, a reação do organismo sempre seguirá um padrão.                                                                                         

Para Selye, endocrinologista, nosso organismo segue o seguinte padrão:

   1.    Reação alarme
   2.    Fase de resistência ou adaptação
   3.    Fase de recuperação ou de Exaustão

Estes estágios se chamam Síndrome Geral da Adaptação





Nenhum comentário:

Postar um comentário