terça-feira, 6 de novembro de 2012

Aptidão Cardiorrespiratória.


Vida e Movimento.

Para manter nosso organismo vivo e para realizarmos atividades tanto físicas quanto mentais cabe ao SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO o fornecimento de oxigênio (O²) e de nutrientes (principalmente na forma glicogenia) nas células e a eliminação dos subprodutos das reações químicas celulares.



Para evitar a fadiga é muito importante que o sistema respiratório funcione perfeitamente, essa perfeição reflete na aptidão cardiorrespiratória ou resistência aeróbica de fundamental importância  em eventos esportivos e atividades do dia a dia. Aptidão cardiorrespiratória ou resistência aeróbica nada mais é do que o resultado de um bom funcionamento do sistema respiratório. É importante lembrar que fatores genéticos podem influenciar no seu desempenho, fazendo com que algumas pessoas tenham mais facilidade em realizar certas atividades motoras, porém isso não significa que outras pessoas não poderão desenvolvê-la.

Exercícios Aeróbicos e Anaeróbicos.
Você sabe a diferença?


A diferença é que um utiliza de oxigênio nas células e o outro não, além da variação da intensidade e duração:


          Exercício
Fornecimento de Oxigênio
Intensidade
Duração
Aeróbicos
Adequado.
Moderada a vigorosa.
Média e longa.
+/- 10 minutos.
Anaeróbicos
Inadequado.
Muito alta.
Curta.







Exercício AERÓBICO


A percepção do esforço é variável de pessoa para pessoa, dependendo do tamanho da massa corporal, da aptidão física, da saúde e do ambiente. Por isso é importante associar indicadores fisiológicos de esforço (Frequência cardíaca, por exemplo) para uma melhor definição do esforço e fornecimento de oxigênio utilizado nos exercícios.


Exercício ANAERÓBICO










Nenhum comentário:

Postar um comentário